sexta-feira, 15 de abril de 2011

Respondendo aos clientes nas Redes Sociais

Rede Social, é bem como o nome já diz: S-O-C-I-A-L!
Não é um site, e nem é estático.
É formado de pessoas. E mais, essas pessoas podem ser seus consumidores.
Quando uma empresa abre um perfil em uma rede, ele tem que estar ciente, que abriu mais um meio de relacionamento com seus clientes. É um SAC.
É um jogo de feedback com as pessoas que compram seus produtos ou serviços.
Estar nas Redes Sociais, é uma forma de manter contato direto com seus clientes, saber o que pensam de sua marca, se gostam ou não, se tiveram algum problema e o que esperam.
É possivel encontrar de elogios a críticas. E isso acontecerá em todo lugar, porém, estando nesse incrível ambiente on-line, os cuidados são mais redobrados.
Uma vez vi em uma entrevista de um dono de banca de jornal, que disse que o fato dele ser amigo dos clientes era o segredo de seu sucesso, mesmo quem ele não conhecesse, ele cumprimentava como se fossem amigos de décadas, e que ele nunca deixou um cliente sair sa sua banca insatisfeito. E completou falando uma coisa muito interessante, (não lembro as palavras certinhas!!) que era mais ou menos assim: Imaginem um balde cheio de água, esses são seus clientes bons que vão se unindo para virar um todo, e nesse balde d'agua, cai uma gota de água sanitária(cliente insatisfeito), sozinha, ela contaminará todo o balde.
Nas redes sociais, a 'água sanitária' pode contaminar muito mais rápido do que se imagina.
pessoas adoram reclamar, e em um perfil público isso fica mais fácil e mais gente vê. Imaginem uma pessoa com 300 seguidores no twitter, por exemplo, falando mal da sua marca, são 300 pessoas que ficaram com o pé atras na hora de comprar seu produto.
Quando uma empresa recebe uma reclamação, não deve ignorar. Dar atenção, mostrar o ponto de vista e principalmente dar uma satisfação do erro, é essencial.
Todos estamos sujeitos a erros, mas ignorar um erro diante a uma reclamação de um cliente, é tiro no pé. E ainda perde a chance de se retratar e tentar recuperar sua imagem.
Um cliente bem atendido pode fazer milagres para sua empresa, pense nisso antes de sair tapando os ouvidos perante as reclamações de quem realmente faz a sua marca!

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