quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Produto: Crianças


O uso de crianças hoje, seja para promover um produto ou simplesmente para serem mostruários de beleza, está se tornando quase assustador.
Estamos acelerando o processo da infância. As crianças estão cada vez mais precoces.
A fase de aprendizagem, formação da personalidade, a fase de brincar e ser criança geralmente ocorre ate os dez anos. Porém estamos fazendo com que nossas crianças percam isso.
Nessa época, crianças buscam referências a seguir, as crianças se espelham no que vê.
Se vive em um mundo em que ela é estrela, em que todos a aplaudem, ou que ela é considerada totalmente linda e perfeita, ele cresce com essa idéia, porém, um dia a fama acaba, um dia os holofotes se acabam, e ela não terá o amadurecimento necessário para superar.
Olhando por ai, descubro um concurso de beleza americano, onde garotas posam hiper maquiadas como se fosse gente grande, usando roupas de gente grande, mas sem o amadurecimento de gente grande.
As garotas, aparentam bonecas ensaiadas, e seus rostos delicados tornam-se tristes. Nas fotos está bem claro o nível de tristeza das pequenas barbies.
É como se elas não quisessem estar lá. Talvez ninguém perguntou a elas.
De uma forma ou de outra, estamos prejudicando muito a vida dessas crianças.
Um caso bem presente em nossa vida é a garotinha Maisa, de sete anos que desde os três está na telinha. Certo dia, ela que tem medo de palhaço viu um garoto com o rosto pintado, e entrou em pânico.Em pleno programa. E as cenas foram ao ar.
Agora, fazer uma criança chorar em publico, fazê-la se sentir humilhada em frente a todos enquanto a platéia rindo dela, ainda gritam “medrosa” não é demais para uma garota de apenas sete anos?
Estamos passando informações erradas para as crianças.
Resultado disso temos casos de anorexia cada vez mais cedo, crianças e pré-adolescentes buscam cada vez mais cedo um corpo perfeito, sendo que não há motivo, até a puberdade o corpo muda, mas crianças não sabem disso. Elas sabem que não ser magro é ser feio.
Temos os casos das crianças que crescem com o brilho da fama, e que depois de adolescentes a perdem e não tem capacidade de administrar a situação, ficam depressivos e revoltados,a ponto de grande parte conhecer o mundo das drogas. Talvez um meio de chamar a atenção que foi perdida.
Temos adultos cada vez mais cedo. Cada coisa tem seu tempo, e não adianta passar a carroça na frente dos bois, senão ela será atropelada por eles.
Não podemos interferir na infância das crianças, se fizermos isso teremos um mundo com cada vez mais adultos mal resolvidos, angustiados, desesperados e imaturos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário